Blusão de tricô sem costura? SIIIM!!!
Tudo começou quando eu tinha quatro novelos de Astrakan, da Aslan, um fio que já parou se ser fabricado. Precisava de uma receita que não sobrasse nem faltasse lã. Mas como? Só se eu começasse de cima, fizesse as mangas, e depois o corpo no comprimento que desse, até acabar a lã.
Pensando, pensando, pensando, quem acabou me salvando foram as meninas do Superziper com essa (e essa) explicação maravilhosa de como começar um blusão por cima, fazendo as mangas raglã. E o melhor, se usar agulhas circulares, sem costura!
Bom, vamos a receita! O fio não é mais fabricado, mas existem similares no mercado. A receita pode ser útil, até pra mim se quiser fazer novamente algo parecido. Vou tentar escrever do modo mais claro possível. Ler a postagem das meninas do Superziper também pode ajudar a entender melhor. Qualquer dúvida, me perguntem!
Material: 4 novelos de Astrakan, da Aslan; agulhas circulares número 7 (40 cm, pras mangas e gola, e 80 cm ou maior para o corpo); 4 marcadores de carreira.
Começamos pela gola. Montar 48 pontos na agulha circular de 40 cm. Trabalhar por 30 carreiras, tricô no direito e meia no avesso (porque no final dobramos a gola e fica o meia no direito).
A partir daqui, passamos pros raglãs. Divida os 48 pontos em quatro partes, separando-as com um marcador: 17 pontos, marcador, 7 pontos, marcador, 17 pontos, marcador, 7 pontos, marcador. A partir de agora é meia no direito e tricô no avesso. Nas carreiras ímpares, aumente um ponto antes de cada marcador e um ponto depois de cada marcador. (Quando achar que a agulha de 40 cm está muito cheia, troque por uma maior, que comporte todos os pontos confortavelmente.) Trabalhe assim até ter 144 pontos no total (41p, marcador, 31 p, marcador, 41p, marcador, 31p, marcador).
Agora trabalharemos as mangas separadamente. Com a agulha de 40 cm, trabalhe os 31 pontos em separado. (Deixe os outros 113 na espera na agulha de 80 cm.) Faremos 70 carreiras ao total, diminuindo um ponto nas carreiras 6, 12, 18, 24, 30, 36, 42, 48, 54 e dois pontos na 60. As próximas 10 carreiras são trabalhas em barra 1/1. Arrematar. Trabalhar os outros 31 pontos da outra manga do mesmo modo, deixando ainda os 82 pontos do corpo na espera.
Ao terminar as duas mangas, unir os 82 pontos do corpo na agulha de 80cm e trabalhar em carreiras retas por 72 carreiras (meia no direito, tricô no avesso). Quem quiser, pode acinturar. Para terminar, fazer 10 carreiras em barra 1/1 e arrematar. Pronto! É só vestir! Heheh
Só pra constar: pela lã ser peludinha e fofinha, meu namorado apelidou o blusão de "Ursinho". Hehe
P.S.: Tô cheia de coisas pra postar. Já estou com uma câmera nova, mas por aqui mais chove que faz sol. Então estou tirando as fotos aos pouquinhos. Aguardem!
Atualização: A partir de 2017 não estamos mais aceitando encomendas, mas ainda temos algumas peças à pronta entrega. Grata pela compreensão.
4 comentários:
Miriam seu "casaco" ursinho ficou um show! A cor é linda e a receita tá super explicada. Parabéns:))
E vc tá linda nas fotos:)
bjinhos
Ficou show! Parabéns! Bjos
Oiii!
Fico sempre muito feliz com a sua visita...
Ainda não sei o que fazer com o colete, acho q vou desmanchá-lo e fazer outro pra mim ;(
Nossa quanta arte linda que vc fez, quero ver hein!
Quanto ao tempo, aqui é a mesma coisa, um dia quase morro congelada e no outro suoooooo...
Que coisa né...
Beijoooo
Oiii!
Fico sempre muito feliz com a sua visita...
Ainda não sei o que fazer com o colete, acho q vou desmanchá-lo e fazer outro pra mim ;(
Nossa quanta arte linda que vc fez, quero ver hein!
Quanto ao tempo, aqui é a mesma coisa, um dia quase morro congelada e no outro suoooooo...
Que coisa né...
Beijoooo
Obs. Comentei com o login errado rsrs...
Postar um comentário